Prefeitura trabalha na limpeza de Baguari
Córrego transbordou e invadiu ruas e casas
Publicado em 06/01/2025 18:27
De acordo com a Defesa Civil de Valadares, na noite desse domingo (5), choveu cerca de 20mm na cidade. Embora pareça pouco, a precipitação foi suficiente para causar transtornos no distrito de Baguari. Lá, o córrego transbordou, invadindo 11 casas. Mas, felizmente, não deixou nenhum desabrigado ou desalojado.
Os transtornos só não foram maiores, porque a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Baguari e região, Sandra Vieira dos Santos, não perdeu tempo e acionou o 199, o telefone da Defesa Civil. “Todo ano é a mesma coisa: uma tromba d’água entra nas casas e a comunidade perde roupas, móveis; eletrodomésticos etc. O diferencial é que, pela primeira vez, fomos prontamente atendidos pelo pessoal da Defesa Civil, que já esteve aqui para avaliar a situação e tomar as devidas providências. Outra equipe da Rio Novo está ali limpando o barro nas portas das casas e estamos recebendo toda assistência e vendo que tem representantes da Prefeitura realmente preocupados com a gente e dispostos a solucionar o nosso problema de escoamento, vazão da água. Nas administrações anteriores, a gente precisava mandar ofício solicitando a limpeza, ligar cobrando e esperar. Às vezes, essa espera levava meses e, a gente mesmo acabava rapando o barro da porta de casa. Diante disso, gostaria de agradecer a atenção que essa nova gestão está nos dando e dizer que estou confiante de que estamos no caminho certo”, contou ela.
Da porta de casa, dona Jandira Mendes de Freitas, que mora no distrito há mais de 20 anos, acompanhava a limpeza da rua e era só gratidão pelo trabalho, que segundo ela, antes precisava ser feito pelo filho e demais moradores da comunidade. “Só vinha gente aqui limpar a rua na época em que o prefeito aparecia aqui ou para pedir votos ou para inaugurar creche ou algo desse tipo. Nem varrição de rua tinha para esses lados. A gente era esquecido aqui. Meu desejo é que isso mude não só aqui para nós, mas para todos de Valadares, porque tem muito lugar precisando. Estou muito feliz de ver que o novo governo está começando com novas atitudes”, declarou ela.
Nem todo mundo sabe, mas a Defesa Civil deve ser acionada sempre que a vida ou o patrimônio de alguém estiver em situação de emergência, seja antes, depois ou durante a ocorrência. Isso porque o órgão atua na prevenção, mitigação e preparação frente aos desastres, agindo também na resposta aos respectivos eventos, ou seja, enquanto estiverem acontecendo ou, ainda, na recuperação dos danos causados por eles. É importante lembrar que a Defesa Civil atende 24h todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, pelo telefone 199.
Além disso, a Defesa Civil deve ser acionada em casos de: desastres com vítimas e desabrigados; inundações, alagamentos e enxurradas; acidentes com combustíveis, produtos perigosos (radioativos, químicos, inflamáveis, tóxicos, explosivos e corrosivos); rachaduras, trincas e fissuras em edificações; deformações, recalques, entre outros, em estruturas (lajes, muros, vigas, pilares e paredes); edificações afetadas por qualquer tipo de evento hidrometeorológico (ventos, raios, granizo); deslizamentos de terra e de blocos rochosos; árvores que ofereçam risco à vida e ao patrimônio; construção em área particular e informações sobre área de risco e etc.
Portanto, fique atento! Caso aconteça algum desses casos, ligue 199 e peça ajuda!
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social