Fórum de Turismo: um grande momento para o desenvolvimento do setor
Participantes debateram turismo na natureza, gastronomia e destino inteligente com a participação de palestrantes renomados nacional e internacionalmente
Publicado em 21/11/2024 15:32 - Atualizado em 21/11/2024 15:43
O Fórum de Turismo de Valadares, realizado nos dias 18 e 19 de novembro, representa mais um passo muito significativo para o desenvolvimento do setor em nossa cidade, contribuindo para a atração de turistas e fomentando todo o potencial que o Município possui.
No primeiro dia, no Teatro Atiaia, o grande momento foi a palestra magna de Marta Poggi, que falou sobre tendências de turismo. Vale destacar que a palestrante possui renome internacional e é também consultora especializada em inovação e marketing digital para turismo, atuando em 11 países.
O segundo dia foi marcado por rodas de conversa temáticas. No encontro, realizado no Senac, os participantes discutiram “Turismo na Natureza”, que abordou todo o potencial que a cidade possui na área do ecoturismo; “Gastronomia”, destacando a importância da culinária local como atrativo; e ainda, o “Destino Inteligente”, que tratou sobre a experiência turística atrelada à inovação e às novas tecnologias.
Ao longo do segundo dia, também foram apresentadas as ações do Departamento de Turismo, realizadas ao longo de 2021 e 2024. Também foi apresentado o Plano Municipal de Turismo para o período entre 2025 e 2029, permitindo aos participantes dar sugestões e proposições. O plano foi aprovado pelos presentes.
O prefeito André Merlo comentou que Valadares possui um grande potencial turístico, falou sobre a necessidade de se investir na infraestrutura e destacou as ações da gestão. “O valadarense precisa acreditar mais no potencial turístico que temos. A transformação da nossa cidade em um destino turístico ainda mais atrativo depende, sim, das ações da administração pública, mas também da iniciativa privada e da comunidade como um todo para que o desenvolvimento aconteça de forma plena e sustentável. Modernizamos a legislação e apoiamos iniciativas turísticas, como promoção de diversos eventos. Mas, com certeza, há bastante potencial turístico a ser explorado”, disse.
O secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, João Batista Rodrigues Filho, ressaltou o empenho do Município na área do turismo e que a gestão deixa um legado. “A caminhada é longa, mas ela precisa ser longa para ter consistência. Fico muito feliz de chegar neste momento de concretude do trabalho realizado ao longo desses oito anos e de conseguir deixar coisas muito boas para o Município”, disse.
Por sua vez, a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e diretora do Departamento de Turismo, Betinna Tassis, destacou que Valadares está no caminho certo em relação ao setor. ‘“A gente tem trabalhado muito através do Fundo Municipal do Turismo, em parceria com o Sebrae, para realizar qualificações, projetos, inclusive este Fórum. Aqui tem turismo sim! E o turismo só é bom para quem vem de fora quando a cidade é boa para quem mora nela. Este é o desafio. É assim que a gente pretende manter a nossa Valadares no rumo do turismo e do desenvolvimento sustentável”, concluiu.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social