Escola Adélia Ribas participa do Projeto Bom Passeio
.
Publicado em 08/04/2025 11:43 - Atualizado em 10/04/2025 10:49
Nesta terça-feira (8), aconteceu o primeiro tour pedagógico do Projeto Bom Passeio deste ano. Os primeiros alunos a participar do passeio foram os da Escola Municipal Adélia Ribas. O projeto, que já está em sua terceira edição, promove uma excursão com os alunos do quarto ano das escolas municipais pelas Sete Maravilhas da cidade e, ao final, participam de um concurso de redação em que eles contam como foi a experiência do passeio.
Segundo Daniel Oliveira, diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), “o projeto tem como objetivo fomentar a memória cultural e turística das crianças, e envolvê-las cada vez mais no nosso ambiente, na convivência aqui na cidade. Serve para mostrar para elas os pontos turísticos e apontar o cuidado que temos com esses lugares, além de criar uma memória afetiva e incentivar o zelo com o patrimônio”.
De acordo com Betina Tassis, gerente da Açucareira, “o Projeto Bom Passeio surgiu no ano 2000. Nele, é feito um tour pedagógico com as crianças do quarto ano da rede pública para conhecer as Sete Maravilhas do Município. Essas Sete Maravilhas foram elencadas a partir de uma votação promovida pelo curso de Turismo da Univale e a Prefeitura, na época. Em 2022 o projeto foi repaginado e, desde então, é realizado em parceria com a MOBI, o Departamento de Trânsito, e a Secretaria Municipal de Educação (SMED)”.
Conforme Lorena Carolina Queiroz da Silva, condutora de turismo do Centro de Informações Turísticas de Valadares (GV CIT), “levamos as crianças da escola municipal para fazer o Tour Pedagógico na Rota das Sete Maravilhas da nossa cidade. É apresentado aos alunos cada monumento e é explicada a história daquele local. Quando o ônibus chega no deck Viva Valadares, apresenta-se história da Ibituruna, do rio Doce, do calçadão da ilha, da praça Serra Lima, a Açucareira, a Catedral e a Primeira Igreja Presbiteriana”.
Para Roberta Martins dos Reis, professora, “o projeto bom passeio é importante para que as crianças conheçam o patrimônio histórico do Município. Durante o passeio os alunos fazem anotações sobre o que acham interessante e, no final, do projeto eles fazem uma redação a respeito daquilo que eles viram para concorrer a uma premiação no final do ano”.
Arnaldo Junior, agente de trânsito, explicou que durante o passeio dos alunos da escola até o deck, eles têm a oportunidade de conversar com as crianças sobre educação do trânsito, como se comportar enquanto passageiros, as placas, a sinalização. “Falamos sobre o comportamento, os personagens do trânsito, pedestres e ciclistas, e, no ônibus, como passageiro de transporte coletivo”, disse.
A aluna Melina Marques disse que “com o Projeto Bom Passeio, os alunos têm a oportunidade de conhecer o Museu da Cidade, a Ibituruna, a Ilha dos Araújos – locais que ainda não tinha visto”.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social