Dia de combate a Hipertensão é celebrado no CEU das Artes
Na ocasião foram disponibilizados serviços médicos e cuidados com a beleza
Publicado em 25/04/2025 16:15 - Atualizado em 25/04/2025 16:20
Amanhã (26) é celebrado o Dia de Prevenção e Combate a Hipertensão. Com intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção a Sociedade Brasileira de Hipertensão realizou, em parceria com a Prefeitura de Valadares, a “Campanha Menos Pressão”. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (25) no CEU das Artes.
Quem passou pelo local teve a oportunidade de consultar com médica da família, aferir pressão arterial, peso, altura e circunferência da cintura. Também foram oferecidos serviços de corte de cabelo e design de sobrancelha.
Membra da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a professora da UFJF-GV, Andreia Queiroz, veio acompanhada de alunos e professores dos cursos de saúde. “Durante os meses de abril e de maio a Sociedade Brasileira de Hipertensão, junto com as prefeituras e instituições de ensino, realiza ações em diversas cidades do Brasil. Sempre levando esses serviços para a comunidade e fazendo orientações individualizadas, visando a prevenção ou o melhor tratamento da hipertensão. Seja ele pelo controle e ações medicamentosas ou mudança do estilo de vida. A ideia é que essas ações não terminem por aqui, que elas ocorram ao longo do ano, não ficando restrita só a esses dois meses”, destacou.
O diretor de Cultura, Rodrigo Limeres, destacou a importância da ação. “É muito importante porque trata de uma doença que hoje acomete a grande maioria dos brasileiros e é uma doença muito perigosa por ser silenciosa. As pessoas sentem uma dor de cabeça, mas se automedicam sem saber o que tem. Hoje eles estão tendo oportunidade de forma gratuita de aferir pressão e receber orientações sobre os sintomas e os cuidados que devem ter para evitar e tratar a doença”, declarou.
Para o professor do grupo da terceira idade Comunidade Viva em Ação, Celso Gomes, a ação ajuda a desafogar o sistema de saúde. “Muitas vezes o idoso vai no posto de saúde para fazer coisas simples como aferir uma pressão e chega lá tem muita gente que está muito doente sendo atendido. Então, quando a gente consegue trazer esse trabalho para o lugar onde elas estão fazendo a aula, para o reduto delas, onde estão só elas, eu fico muito feliz. Eu acho que quanto mais a gente levar esse serviço para a comunidade, é melhor”, afirmou.
O trabalhador autônomo, Paulo Roberto Gomes, de 61 anos, viu no telejornal a notícia sobre o evento e foi logo conferir. “Eu vi de manhã na televisão e como eu moro aqui perto, aproveitei. Vim um pouquinho para medir minha a pressão, glicemia, essas coisas”, contou.
A dona de casa Vera Lúcia de Sousa Correia de Lima, ficou sabendo da ação no Grupo de Terceira Idade Comunidade Viva em Ação do Santa Terezinha e veio com o marido participar. “Eu estou sempre participando. É muito bom participar destas ações que aí a gente vê o peso, se emagreceu ou engordou, como está a pressão. Hoje deu tudo certinho! Trouxe meu marido para consultar também. Ele é preguiçoso, bebe, fuma, é sedentário”, revelou.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social