Colônia de Férias da Praça de Esportes na final do IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas da AMM
O Projeto ?Colônia de Férias? realizado na Praça de Esportes para crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS disputou com 51 trabalhos e está entre os três finalistas
Publicado em 01/04/2019 19:40 - Atualizado em 02/04/2019 09:23
O Projeto “Colônia de Férias” realizado na Praça de Esportes para crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS disputou com 51 trabalhos e está entre os três finalistas
A Colônia de Férias realizada pela Prefeitura na Praça de Esportes para oferecer lazer e diminuir a ociosidade e a vulnerabilidade das crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS em janeiro é finalista do “IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM). O prêmio é uma espécie de “Oscar” das cidades e tem o objetivo de incentivar as prefeituras a contribuírem para a gestão pública por meio de experiências modernas e inovadoras.
O Projeto Colônia de Férias do CRAS é desenvolvido pelas Secretarias de Assistência Social (SMAS), de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCEL) e vários parceiros. Neste ano participaram as empresas Piracanjuba, Fadivale, Mobi, Salgadinhos Click, Venuttos, Vale Mais, Mustache, Regina, Big Card, Frigoleste, Sicoob Crediriodoce, Uninter, Indiana, Nutrisucos Picolés, Torres Turismo, Tecplan e Pepsi/Guaraná. A nona edição premiará projetos nos eixos de Administração, Saúde e também o de Assistência Social. Valadares concorre no eixo da Assistência Social com os municípios de Andradas (Projeto Colcha de Retalhos) e São Geraldo (Nutrindo Esperança).
Este ano o prêmio bateu o recorde de inscritos: foram 119 projetos de 65 municípios. De acordo com a assessora do Departamento de Assistência Social da AMM, Jéssica Araújo, a média de projetos inscritos na área da assistência era de 20 e este ano passou para 52. “Uma prefeitura estava inscrita com um projeto semelhante ao de Valadares só que o valor de R$ 25 mil usado no projeto deles foi custeado apenas pela Assistência. O que nos chamou atenção foi que o de Valadares, além da integração das secretarias de Assistência com a de Esportes, há a adesão de empresas privadas que abraçaram a causa. Isso foi importante na escolha de Governador Valadares como finalista”, enfatizou.
O prefeito André Merlo falou da satisfação de ver o Município entre os três selecionados. “È uma alegria muito grande estarmos entre os três selecionados. Quero parabenizar a todos os envolvidos na realização e agradecer, em especial aos nossos apoiadores. Sem eles a prefeitura não teria como dar essa oportunidade às crianças. Só de estarmos entre os três, já é uma importante premiação.”
Segundo a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Ana Flávia Rosário Spencer, as crianças e adolescentes que participaram do projeto acabam retornando a Praça de Esportes para participar das escolinhas de alguma modalidade. “Ou seja, há uma continuidade no trabalho. Outra coisa que observamos comparando as duas edições do projeto foi que houve um amadurecimento deles. Hoje eles têm mais respeito pelas pessoas, locais e os equipamentos. Eles passaram a ter consciência que se conservarem terão oportunidade de aproveitar mais os espaços e o que tem neles por mais tempo.”
Os vencedores de cada eixo serão conhecidos durante o 36ª Congresso Mineiro de Municípios, nos dias 14 e 15 de maio, no Estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Durante os dois dias os nove finalistas terão espaços exclusivos para expor suas práticas. Os três municípios escolhidos em cada eixo além de serem premiados com troféus, terão duas vagas para servidores participarem gratuitamente de dois cursos do Centro de Qualificação para Gestão Pública. Ainda terão a prática divulgada no portal da AMM, nas suas mídias sociais e demais veículos de divulgação da AMM.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social