Autoridades visitam as obras do Hospital Regional
A previsão é que o hospital seja inaugurado no primeiro semestre de 2026
Publicado em 25/04/2025 14:29 - Atualizado em 25/04/2025 15:28
Uma comitiva de autoridades visitou na manhã desta sexta-feira (25) as obras do Hospital Regional, que foram retomadas em março do ano passado e já estão em fase de acabamento. A previsão é que o hospital seja inaugurado no primeiro semestre de 2026. Dentre as autoridades presentes estavam o deputado estadual Enês Cândido e o deputado federal Hercílio Coelho Diniz.
O engenheiro responsável pela obra, Guilherme Lopes, informou que estão sendo feitas todas as disciplinas básicas da obra, da fase preliminar ao acabamento final. “ Estamos na parte de colocar pedrilhos, revestimentos, bancadas, parte de instalações hidráulicas, treinagem elétrica, cabeamentos que estão correndo pela obra, infraestrutura, pintura, esquadrias de alumínio, vidros, terraplanagem das vias internas e vias de acesso principais da obra e, nas partes de instalações mais voltadas a uma parte técnica do hospital, gases medicinais e ar-condicionado central, que é um sistema mais moderno e mais específico para o setor”, informou.
De acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, alguns equipamentos já foram comprados. “Este hospital vai mudar a realidade de saúde de Valadares e de toda a região. Alguns equipamentos nós já compramos e guardamos no almoxarifado de Belo Horizonte. Viemos com toda equipe para cobrar que a obra seja concluída dentro do prazo para que ano que vem a gente veja os primeiros pacientes sendo atendidos”, afirmou.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidades e Parcerias, Pedro Bruno Barros de Souza, contou que como a obra é antiga muita coisa teve que ser refeita e outras modernizadas. “A gente tem hoje uma execução financeira da ordem de 11% desse contrato, que não condiz exatamente com o que já foi feito, porque tem várias frentes em andamento ainda que estão em processo de medição. Mas hoje, o que eu posso falar com muito conforto é que a gente tem bastante segurança do cumprimento desse cronograma original contratualizado, que é até o final do primeiro semestre do ano que vem”, enfatizou.
O vice-prefeito José Bonifácio Mourão falou da alegria de ver a obra ser reiniciada. “Esse hospital foi um pedido meu, quando era líder do governo do governo Anastasia, e nós conseguimos trazer para Valadares e construir cerca de 70% da obra. Foi pena que veio o governo do PT e deixou danificar tudo. Agora é uma alegria muito grande ver que mesmo tanto tempo depois inicia a reconstrução desse hospital, que vai ter um valor enorme, não só para a cidade, mas para toda a região”, declarou.

Para o prefeito Coronel Sandro o novo hospital vai proporcionar mais qualidade na saúde. “A gente acredita que quando o Hospital Regional estiver funcionando plenamente, todos os municípios no entorno da nossa região serão acolhidos aqui. E a rede municipal vai ficar disponível para atender o paciente Governador Valadares. Eu acho que essa equação combina tudo que pode ser de melhor na área da saúde, melhorando a qualidade e ampliando a quantidade de leitos, médicos, procedimentos cirúrgicos e exames”, enumerou.
Rodrigo Cunha, secretário municipal de Saúde, destacou a importância do novo hospital para desafogar o Hospital Municipal. “A inauguração do hospital, sem dúvida, será um marco para a nossa cidade. É até uma própria provocação do Estado por entender que Valadares hoje atende mais de 50 municípios da região. A abertura do hospital regional desafoga o nosso Hospital Municipal e, a partir disso, estreita as discussões sobre a vocação de cada hospital, para partir disso promover uma melhor experiência para o nosso paciente dentro da rede e para os municípios pactuados também”, disse.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social