Agentes de trânsito levam orientações sobre educação para o trânsito a autoescolas
O trabalho é realizado durante o curso de legislação, exigido para o processo de obtenção da carteira de habilitação
Publicado em 08/04/2025 10:15 - Atualizado em 08/04/2025 10:20
A tão almejada carteira de habilitação exige não apenas desenvoltura nas pistas, mas também em relação às regras de trânsito. Afinal, em mãos erradas, os veículos podem se tornar verdadeiras armas, destruindo vidas e famílias. Por isso, tão fundamental quanto a prova prática é a legislação de trânsito, exigida como uma das etapas processo de formação de condutores de veículos. E ninguém melhor que os agentes de trânsito para contextualizar na prática as regras contidas no Código Trânsito Brasileiro.
Numa parceria com as autoescolas da cidade, agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) têm levado o trabalho de Educação para o Trânsito também para as salas de aula daqueles que estão se preparando para enfrentar as ruas. Até o momento, o trabalho já foi realizado em cinco autoescolas durante os chamados “intensivões” – uma oportunidade aos fins de semana para aqueles que necessitam realizar o curso de legislação de forma rápida.
Além de oferecer orientações sobre o trânsito, os agentes levaram para os alunos do curso de legislação a experiência dos óculos simuladores de álcool e drogas, conforme relata o agente de trânsito Arnaldo Júnior. “Nosso trabalho tem uma duração de aproximadamente duas horas e é uma oportunidade que temos de falar sobre o trabalho dos agentes de trânsito, a responsabilidade deles no trânsito enquanto futuros condutores. Trazemos informações sobre o trânsito da cidade, atualizamos sobre situações futuras, orientamos sobre a sinalização, comportamento e o respeito ao trânsito. A pessoa no trânsito tem duas escolhas: fazer o certo e fazer o errado; então, a gente está ali para mostrar que, fazendo o certo, você pode ter uma qualidade de vida melhor, menos trabalho, menos problemas. Conversamos sobre os acidentes de trânsito, ações preventivas, campanhas como a do Maio Amarelo – que está próxima. E, ao final, fazemos uma dinâmica abordando o consumo de bebidas e drogas, além da sonolência, utilizando os óculos simuladores. É um equipamento próprio para isso e traz a oportunidade de discutir sobre os crimes de trânsito”, explicou.
As autoescolas que tiverem interesse em receber o trabalho de educação no trânsito por meio dos agentes de trânsito do Município podem entrar em contato com o Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário da SMOSU, localizada na avenida Santos Dumont, 1246, bairro de Lourdes.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social